Reunião discute Plano de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes em Simão Dias

Na manhã desta sexta-feira (14), aconteceu na Câmara de Vereadores uma Chamada Pública para discutir o Plano Decenal Municipal de Enfrentamento à Violência e Abuso Sexual contra Crianças e Adolescentes no município de Simão Dias.

Presente no evento, o presidente do Conselho Municipal (COMDICA), Alex Barbosa, ressaltou a problemática existente no município e destacou a importância do referido plano como ferramenta norteadora das ações.

O documento foi apresentado pelo advogado e Conselheiro Municipal de Direitos, Dr. Abraão da Conceição, que na ocasião presidiu a comissão de elaboração e enalteceu o trabalho de todos que compõe a rede de atendimento à criança e ao adolescente. O conselheiro relatou ainda a necessidade da participação da sociedade e a articulação e acompanhamento intersetorial caso a caso.

Representando o prefeito Marival Santana, a secretária de Inclusão Social, Mônica Matos, ressaltou a importância do Plano e parabenizou a atuação do COMDICA e do Projeto RECA/ADECA como ferramentas de proteção e prevenção quanto às mazelas que afligem a infância e a adolescência, a exemplo da violência e a dignidade sexual.

A secretária também parabenizou a todos da rede de atendimento pelo emprenho e esforço em superar os obstáculos encontrados em seu dia a dia.

Já para a diretora do CREAS, a psicóloga Licínia Katiúscia, o plano está muito condizente com a realidade local e tem metas, objetivos e ações plausíveis de serem alcançados nos prazos estipulados.

Também presente no evento, a articuladora do Selo Unicef, Iraci Gama, entregou o Termo de Adesão para a Edição 2017/2020 em que fora assinado pelo presidente do COMDICA, Alex Barbosa, que reafirmou o compromisso do Conselho Municipal em participar e colaborar durante a nova edição para manter Simão Dias com tal reconhecimento.

Participaram do evento representantes dos CRAS, CREAS, ADECA, Projeto RECA, Conselheiros Tutelares, secretarias municipais e Conselhos Intersetoriais de Educação, Saúde, Inclusão Social e Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Abrigo Matheus Matos.

Conte-nos sua opinião